A vida quer é coragem

 A revista brasileira “Época ” publicou, este fim de semana, uma fotografia inédita da Presidente do Brasil. Na imagem, Dilma Roussef tinha 22 anos e estava há 22 dias a ser torturada e interrogada pelas autoridades militares. A fotografia faz parte de uma biografia, feita por antigo assessor, Ricardo Amaral, e foi descoberta no processo da justiça militar contra Dilma. “A vida quer é coragem” relata o percurso de Dilma desde a sua participação na luta armada contra o regime militar até chegar ao Palácio do Planalto. O livro chega às bancas ainda este mês.
Dizem que “uma imagem vale por mil palavras”. Nesta foto, este dito é mais válido do que nunca. Não se sabe quem foi o fotógrafo e, por isso, se a pose foi intencional. Dilma, depois de 22 dias de tortura, se mantém de corpo e cabeça erguida, o olhar tranquilo e seguro e a boca a esboçar um sorriso, não se sabe se de dor ou de ironia frente a seus algozes e ao fotógrafo que quer deixar tudo registrado. As mãos tranquilas descansam sobre as pernas como a dizer: a luta segue!
Quanto aos inquisidores… parece que estão com vergonha de ter que posar ante cena tão degradante. Na atitude de todo subordinado insano que se refugia na desculpa de que estão apenas cumprindo ordens, abaixam a cabeça e escondem o rosto. Não querem que seu rosto e seu nome fiquem para a posteridade. Isso que jamais poderia passar por suas cabeças que aquela que estava na sua frente um dia seria Presidenta do Brasil e Comandante em Chefe das Forças Armadas que aí a estavam torturando.
Esta foto só veio à tona agora. Mas todos podemos imaginar o que passou pela cabeça de Dilma e pelas dos militares que a torturaram no dia 1º de Janeiro de 2011 quando a ex-guerrilheira tomou posse e, dentro da cerimônia, passou em revista as tropas. Certamente toda a história recente do Brasil, especialmente a dos últimos 50 anos, se condensou nas suas memórias e nas de muitos brasileiros e brasileiras.
Oxalá que como nação brasileira possamos fazer memória de nosso passado para construir um futuro com democracia e justiça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s