Sacramentos: Teologia, Liturgia e Pastoral

 

Para reconduzir a humanidade à convivência do amor trinitário, o Pai enviou o Filho ao mundo. E o Verbo se fez carne e veio habitar no meio de nós. Em Jesus de Nazaré, Deus assumiu a condição humana. Nele, a humanidade experimentou a presença visível e eficaz do amor de Deus. Nos gestos e palavras de Jesus, Deus se fez presente no meio da humanidade.

Após concluir sua obra de Amor, o Filho nos enviou do Pai o Santo Espírito para suscitar e manter viva no mundo a comunidade dos que testemunham a salvação em Jesus Cristo. Assim nasceu a Igreja. Ela é, no mundo, sinal e instrumento da graça redentora de Deus.
Para que seus filhos possam manter-se fiéis a Deus e ser, no mundo, instrumentos do Reino, a Igreja, fundamentada na vida de Jesus Cristo e animada pelo Espírito, dispensa a seus membros sinais concretos e eficazes da graça de Deus. São os Sacramentos. Através deles sentimos na nossa vida a presença amorosa de Deus que nos dá ânimo para continuar no caminho que a Ele nos conduz e lutar para que toda a humanidade e todo o cosmo reconheçam esse Seu amor e dê glória a Deus.
A nossa vida na Igreja começa com o Batismo. É o sacramento que marca o início de uma longa caminhada de busca e aprofundamento na vivência do amor de Deus. Caminho de oração, de conhecimento e de ação que é balizada por sinais que nos ajudam a manter-nos firmes e bem orientados na nossa caminhada. A Igreja escolheu, dentre esses muitos sinais, sete que marcam os momentos mais importantes de nossa vida pessoal, comunitária e social. O número sete não quer demarcar um limite mas, pelo contrário, indicar a plenitude de que tudo é graça e sinal da presença amorosa de Deus a nos salvar.
Nestas páginas, oferecemos apontamentos para ajudar nos passos dos que buscam conhecer mais sobre os sacramentos da fé cristã. São anotações breves, às vezes fragmentárias e incompletas. Tudo o que esperamos é que elas sirvam de estímulo para iniciar e continuar na busca de melhor entender para crer com mais inteligência e agir com mais eficácia.
No primeiro capítulo trataremos da sacramentalidade em geral. No segundo capítulo olharemos para o processo de Iniciação à Vida Cristã que, onde os três sacramentos: batismo, crisma e eucaristia são vistos como sinais que nos iniciam na fé. Nos subseqüentes, abordaremos cada um dos sete sacramentos da Igreja católica. Por último, uma breve abordagem dos sacramentais que são aqueles sinais que, mesmo não oficializados pela Igreja, são tidos pelo Povo de Deus como balizas que também orientam nosso caminhar cristão e lugar de encontro com Deus.
Para não sobrecarregar o texto e não alongá-lo demais, evitamos transcrever os textos bíblicos a que nos referimos na reflexão. Sugerimos, no entanto, para um melhor proveito, que a leitura desde texto seja acompanhada pela leitura dos textos bíblicos citados. No final também há um pequeno glossário que poderá ajudar o/a leitor/a.
Para adquirir o livro escreva para zugno1965@hotmail.com ou para secretaria@estef.edu.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s