BURROS QUEREM SUBSTITUIR CAVALOS


A Câmara de Vereadores de Porto Alegre acaba de aprovar um Projeto de Lei que pretende, em 8 anos, retirar das ruas da capital gaúcha todos os veículos movidos por tração animal e “tração humana” (sic!). Calcula-se que há, hoje, em Porto Alegre, cerca de oito mil carroças circulando pela cidade, a maioria sendo usada para a coleta de resíduos sólidos recicláveis. São em torno de 50 mil pessoas que vivem dessa atitividade econômica. Segundo o Projeto de Lei, cabe ao Poder Público Municipal providenciar outra atividade para estas 8 mil pessoas, nos próximos oito anos… O Prefeito José Fogaça ainda não se manifestou pela sanção ou não do projeto. As únicas bancadas a se posicionarem contra foram as do PT e PCdoB.
Algumas reflexões que a proposta de Lei suscita:
a) Por que este projeto em ano eleitoral municipal…
b) Terá a Prefeitura de Porto Alegre condições para criar ou estimular a criação de, no mínimo 8 mil empregos que paguem entre oitocentos a mil reais mensais (renda média de um carroceiro)…
c) O que fazer com os oito mil animais que ficarão “desempregrados”…
Além disso, há ainda que lembrar que uma lei econômica não se muda com uma lei política… Ou seja, se há oito mil pessoas recolhendo materiais recicláveis com a utilização de veículos de tração animal, é porque esta atividade é economicamente viável. Para substituí-la, não basta fazer uma lei. É preciso criar condições econômicas que tornem essa atividade dispensável…
Antigamente acusava-se a esquerda de querer mudar a economia por Decreto Lei. Hoje, parece que a direita quer fazer isso…
Não fosse o respeito aos animais, poder-se-ia dizer que é uma atidade cavalar ou, sem querer desrespeitar os burros, uma asneira…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s