Papa pede desculpas por abusos sexuais cometidos por padres na Austrália

O papa Bento 16 na Austrália
Bento 16 afirma que responsáveis ‘devem ser levados à Justiça’

O papa Bento 16 pediu desculpas aos australianos neste sábado (sexta-feira em Brasília) pelos abusos sexuais de crianças cometidos por membros do clero da Igreja Católica e disse que os responsáveis “devem ser levados à Justiça”.

“Eu sinto muito pela dor e pelo sofrimento que as vítimas suportaram”, disse o papa, durante uma missa acompanhada por bispos católicos em Sydney. Bento 16 falou sobre “a vergonha que todos nós sentimos” e disse que esses atos representam “uma grave traição de confiança” e merecem “condenação inequívoca”.
Segundo o correspondente da BBC em Sydney, Nick Bryant, 107 membros do clero da Igreja Católica já foram condenados na Austrália por alegações de abuso sexual. Grupos de apoio afirmam que milhares de australianos foram vítimas desse tipo de abuso e vinham exigindo um pedido de desculpas do papa. No entanto, um dos principais grupos de apoio a vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja na Austrália, o Broken Rites, considerou o pedido de Bento 16 superficial. O grupo quer que o papa se encontre pessoalmente com algumas das vítimas. De acordo com Bryant, algumas vítimas acusam a Igreja Católica na Austrália de ser relutante em admitir a escala do problema e continuar a acobertar casos de abuso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s