Deve ser saudades do tempo da escravidão… Se Obama fosse branco, McCain usaria a mesma linguagem???
“Nós vamos gastar muito tempo e depois que eu chicotear o você-sabe-o-que dele, nós vamos voltar aos resultados de 24 de julho”, disse McCain, em uma referência a expressão muito utilizada na língua inglesa para dizer que vai derrotar alguém, “whip his ass”.
Carlos Barria/-12out.08Reuters |
![]() |
John McCain cumprimenta apoiadores ao chegar no seu escritório de campanha |
McCain enfrentará Obama na Universidade Hofstra, em Hempstead, Nova York. O tema da noite será economia e as perguntas serão moderadas pelo jornalista Bob Schieffer, em formato similar ao do primeiro debate presidencial.
O republicano interrompeu sua agenda de campanha para fazer um discurso no domingo à sua equipe de campanha na Virgínia, na tentativa de inflar os ânimos dos funcionários e voluntários e estimular novos esforços na campanha contra o democrata Obama, diante dos cenários desanimadores das pesquisas a pouco mais de três semanas das eleições de 4 de novembro.
O senador por Arizona disse que ele e a companheira de chapa, Sarah Palin, estavam viajando por Estados muito disputados e intensificarão o esforço depois do último debate.
“Nós estamos alguns pontos atrás, OK, nacionalmente, mas nós estamos bem neste jogo”, disse o senador. “A economia nos prejudicou um pouco nas últimas duas ou três semanas, mas nos últimos dias nos vimos isso tudo virar porque eles querem experiência, eles querem conhecimento e eles querem visão. Nós daremos isso a América”.
O democrata Obama consolidou sua vantagem nas pesquisas desde que a crise financeira estourou nos Estados unidos, transferindo para as pesquisas de intenção de voto a vantagem do senador por Illinois como candidato visto pelos eleitores como o mais apto para lidar com a economia.
Reconhecendo o ponto forte do rival, McCain e Palin pareceram tentar distrair as atenções dos eleitores da crise financeira, lançando duros ataques e acusações ao democrata e questionando “quem é o real Obama”.
Palin fez campanha no sudeste de Ohio neste domingo e amenizou o tom dos ataques, mas lembrou à platéia dos comentários de Obama durante a campanha das primárias, quando afirmou que as pessoas que vivem dificuldades financeiras são amargas e se apegam às armas e religião.
Diante de sua equipe, McCain comentou ainda o fato de muitos analistas conservadores criticarem sua estratégia de campanha negativa contra Obama. Alguns republicanos influentes em Estados onde a disputa presidencial é muita acirrada criticaram o desempenho do senador nas pesquisas e a pouca influência de seus duros ataques nas intenções de voto.
Pesquisas realizadas por emissoras de televisão depois dos primeiros dois debates mostram que Obama venceu ambos, o que aumenta a pressão sobre McCain para o encontro de quarta-feira.