Marcha das Vadias e Marcha da Maconha

Uma noticias, à primeira vista, inusitada: a “Marcha das Vadias”, programada para a tarde deste sábado, 26 de maio, teve que ser adiada em Porto Alegre porque, neste mesmo dia, hora e lugar – Parque da Redenção – estava sendo realizada a “Marcha da Maconha”!
Muitos que, ouvindo a notícia não se deram ao trabalho de se informar sobre o que se trata, devem ter ficado apavorados: Marcha das Vadias e Marcha da Maconha! O Fim do Mundo tá chegando…
Mas não é prá ter medo não! Não é um sinal do Fim dos Tempos… Pelo contrário, é um sinal, e alentador, de novos tempos. Com um pouquinho de informação, todos podemos ficar mais tranquilos.
A Marcha das Vadias teve origem no Canadá, a SlutWalk, a partir da declaração de um policial que afirmou que “se as mulheres não se vestissem que nem vadias elas não seriam estupradas”. O fato repercutiu internacionalmente e desde então a Marcha (SlutWalk) ocorre em diversas cidades do mundo inteiro. Este nome então se manteve por tod@s que foram aderindo ao movimento para protestar principalmente contra a violência à mulher, seja ela física (agressão ou sexual), verbal ou simbólica. Atualmente outros temas relacionados também foram acrescentados à discussão como aborto, tráfico de pessoas, pedofilia, exploração sexual, entre outros.
Já a Marcha da Maconha, quer discutir a legalização do consumo da erva e as implicâncias sociais, especialmente no campo da violência, da proibição do uso da mesma. Quem vive próximo a lugares que se tornaram depósito de drogas sabe, por experiência visual, que a violência da máquina do tráfico e da repressão ao tráfico da droga é muito maior que a violência provocada por aqueles que a consomem. Legalizar o uso, como é feito em muitos países, é uma forma certa de diminuir a violência e passar da repressão à prevenção, caminho muito mais efetivo para diminuir os danos causados pela droga.
Boa marcha a tod@s @s que participarem de uma ou outra e para toda a sociedade a alegria de poder manifestar publicamente e discutir as diferentes opiniões. Esse é o sinal promissor dos novos tempos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s