Pentecostes

A Igreja celebra neste Domingo a Festa do Pentecostes. Para além das muitas imagens e dos muitos textos bíblicos, a festa quer significar que um da Trindade habita a humanidade e o mundo. Para o cristão, Deus não é uma realidade distante e ausente.
No Pai, Ele está no princípio e sustenta todas as coisas como criador. No Filho, Deus se faz presente no mundo na condição humana. primeira e historicamente, essa presença se realizou na pessoa de Jesus de Nazaré que, passou no mundo fazendo o bem, foi por isso crucificado e morto pelos poderosos de seu tempo, mas Deus o Ressuscitou e ele continua vivo e presente no meio de Deus.
E, no Espírito, mais do que estar “no meio” de nós, Ele está dentro de nós e de cada criatura sendo a Vida que nos conduz na comunhão do Filho e no retorno ao seio do Pai. Todo cristão é um entusiasmado, alguém que leva Deus dentro de si e que, por isso, não pode conformar-se com nenhuma realidade do mundo. Todo cristão e toda cristã são chamados a viverem transfiguradamente, neste mundo, a imagem futuro do ser humano em Deus. Impelido pelo Espírito, cada um e cada uma é chamado a, com Moisés e o Povo de Israel que parte do Egito em busca de libertação, deixar para trás todas as estruturas de pecado e, conduzidos pelo vento de Deus e a nuvem de fogo, construir uma nova sociedade em que o maná seja partilhado e não acumulado, em que haja a terra prometida e trabalho digno para todos, em que todas as famílias, independente de sua composição, habitem as casas que constroem e as cidades não sejam lugares para ter medo e derramar sangue, mas espaços onde todos, nas suas diversidades, possam viver a alegria de estar juntos.
Pentecostes é a festa que não nos deixa parar de sonhar com a nova oikoumene onde todos os povos, provindos de todos os cantos do mundo, acolham-se mutuamente e, cada um expressando-se na sua cultura e na sua língua, se sintam acolhidos, amados e enviados para espalhar a boa nova da convivência fraterna e sororal entre todos.
Que o Espírito nos ilumine!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s