Religiões de matriz africana exigem respeito aos seus credos – Notícias DomTotal

Religiões de matriz africana exigem respeito aos seus credos

 

Recife, 06 nov (SIR/G1) – Nesta segunda-feira (5), seguidores de religiões de matriz africana saíram em caminhada no Recife para pedir respeito à escolha religiosa de cada um.

Membros do candomblé, da umbanda e da jurema de vários terreiros de Pernambuco participaram do evento, que saiu da praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, e seguiu em direção ao Pátio do Carmo, no bairro de Santo de Antônio. A 6º Caminhada de Terreiros de Pernambuco faz a mobilização para lutar contra o preconceito religioso. “Essa luta vem desde o passado, quando aqui chegamos de África. A luta do povo negro é cotidiano. Estamos pedindo liberdade de expressão, de cultuar nossa religião. Esse momento é de mostrar à sociedade que as religiões do orixás vêm às ruas para mostrar sua beleza e o encanto das divindades”, comentou Marcos Pereira, organizador da caminhada.

De acordo com estimativas, só na Grande Recife existem mais de 2 mil terreiros de religiões de matriz africana.

Apesar dessa grande quantidade, os seguidores sofrem constantemente com a falta de respeito ao livre culto, sendo ameaçados e impedidos de cultuar seus deuses. “Na prática, principalmente em Pernambuco, a lei do silêncio vem calando nossos tambores”, lamentou Pereira. A caminhada desta segunda faz parte das comemorações pelo mês da consciência negra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s