A vida imita o filme…

 

Nanni Moretti é conhecido pelas críticas à sociedade italiana<br /><b>Crédito: </b> Andreas Solaro / AFP / CP
Nanni Moretti é conhecido pelas críticas à sociedade italiana
Crédito: Andreas Solaro / AFP / CP

O diretor italiano Nanni Moretti assegurou nesta terça-feira que o filme “Habemus Papam”, que narra a renúncia de um Papa com problemas existenciais, antecipou o anúncio da renúncia de Bento XVI. “Às vezes, o cinema pode antecipar a realidade”, declarou Moretti em uma entrevista ao jornal La Repubblica.
O cineasta disse que a cena que encerra o filme, com a renúncia pública do Papa na Praça de São Pedro, é a prova de “um simples gesto pode derrubar São Pedro e toda a Igreja”. “Apesar de não parecer algo crível, eu disse para mim mesmo que era essa a história que eu queria contar. Não a realidade como é, e sim como poderia ser. E aqui estamos”, afirmou Moretti, um dos cineastas mais críticos da sociedade italiana.
“Habemus Papam” conta a história do Cardeal Melville, interpretado por Michel Piccoli, que sofre um ataque de pânico quando tem de falar à multidão na Praça de São Pedro depois da eleição no conclave de cardeais. Os cardeais tentam manter a crise entre as paredes do Vaticano e contratam um psicólogo, interpretado pelo próprio Moretti, para tratar a depressão do Papa, que, por fim, decide não assumir o cargo.
“Queria contar a História, com H maiúsculo, de um homem que não quer dar prioridade a seu papel, apesar de ser sagrado e poderoso, passando por cima de sua natureza humana”, explicou Moretti, que não acredita que Bento XVI tenha visto o filme.
Moretti disse ainda que queria que seu filme fosse um retrato de um Vaticano “mais humano” e, ao mesmo tempo, uma crítica à Igreja católica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s