Ascensão e Vigília pelos mortos de Aids

Vigília lembra vítimas da Aids em Porto Alegre Crédito: Mauro Schaefer / CP

 
Celebramos ontem, em todas as comunidades cristãs, a festa da Ascensão. No dizer do Evangelista Lucas, quarenta dias depois da Ressurreição, após ter ensinado aos discípulos todas as coisas referentes ao Reino (At 1,3),  Jesus foi elevado ao céu e está na Glória de Deus.
Numa das celebrações em que participei neste fim de semana, o ministro encarregado da homilia, ressaltou umdos aspectos teologicamente importantes desta festa: Jesus se retira de cena e cria o espaço para que a Igreja agora continue a dar testemunho do Reino de Deus (At 1,11-10). Animada pelo Espírito Santo, a comunidade dos fiéis assume sua dimensão messiânica.
Esta importante dimensão da festa da Ascensão não pode, porém, ocultar outra realidade também importante. “Ascender” não significa afastar-se. Jesus ressuscitado não está só nos céus sentado à direita do Pai… “Estar sentado à direita do Pai” significa reinar sobre o mundo. Jesus não se afastou da Igreja, da humanidade ou do mundo. Pelo contrário: está mais presente do que nunca e de uma forma toda especial. Ele é o Senhor! A festa da Ascensão nos lembra também esta forma diferente da presença de Jesus que não nos deixa sozinhos mas caminha a nosso lado dando-nos força e segurança.
No dia de ontem também foi celebrada a 29 Vigília pelos Mortos de Aids. Em Porto Alegre o evento foi celebrado na Igreja Nossa Senhora das Dores. Depois de uma Celebração Eucarística animada pela Pastoral da Aids e Casa Fonte Colombo, foi realizado um ato em Memória das Vítimas da Aids na escadaria da Igreja e, em seguida, uma caminhada luminosa até a praça da Matriz. Além da comunidade da Igreja das Dores, participaram usuários, voluntários e Coordenação da Casa Fonte Colombo, da Pastoral da Aids Arquidiocesana, de diversas ONGs que atuam junto a portadores do HIV-Aids e da Secretaria de Saúde do Município de Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s