Cavalo dado não se olha os dentes!

 zé roberto grêmio grêmio apresentação odone (Foto: Diego Guichard/Globoesporte.com)O título desta postagem foi só prá chamar a atenção para uma notícia que me pareceu insólita e me revirou o estômago. Ao abrir o site do G1rs me deparei com a manchete: “Zé Roberto tira a camisa para provar boa forma na chegada ao Grêmio”. E, para comprovar o fato, aí estava a foto para nao deixar dúvidas…
Respeito muito o Zé Roberto. Além de um excelente jogador de futebol, mostrou em sua longa carreira ser uma atleta que sempre levou muito a sério a sua profissão o que o levou a ser um dos jogadores mais longevos do futebol brasileiro e mais respeitado no exterior. Sua longa passagem de oito anos pelo futebol alemão fala por si só. Junto com Lúcio, para falar dos mais recentes, é um dos atletas que mais honram sua condição profissional e cidadã. Bem diferente de outros jogadores que aos 32 anos estão acabados para o futebol e em nada servem como inspiração para as novas gerações.
Não sei o que passou pela cabeça do Zé Roberto no momento em que, questionado sobre seus trinta e oito anos, resolvou comprovar seu bom estado físico – do qual ninguém duvida – tirando a camisa. Na minha cabeça, porém, vieram à tona imagens do tempo da escravidão em que os negros trazidos da África eram exibidos nus em praça pública para que os possíveis compradores comprovassem suas qualidades físicas para o trabalho escravo. Certamente na cabeça do Zé Roberto isso não passou. Mas, pelo olhar e sorriso do Paulo Odone, talvez transpareça aquele chamativo apelo do comprador de escravos: “vejam que bela peça adquiri”! Isso só reflete o modo como muitos dirigentes no Brasil enchergam seus jogadores de futebol, especialmente se são negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s